terça-feira, 15 de março de 2011

Geométria na Natureza

                      Geométria na Natureza
"O Homem atravéz da observação atenta do mundo natural que o rodeia constatou que era possível descobrir uma enorme vareidade de formas. Algumas dessas formas possuem regras e princípios de organização que as tornam mais regulares-Forma Geométrica.
Ao estudar, imitar e copiar estas formas o Homem criou e desenvolveu uma nova Área do Saber- a geométria . Esta é uma área que estuda as propriedades e as relações entre pontos, retas, curvas, superfícies e volumes no plano e no espaço."
Simétria na Natureza
  • Uma das primeiras características geométricas com que deparamos quando procuramos detectá-las na Natureza é, porventura, a simetria.
    • A simetria na Natureza é um fenómeno único e fascinante. Esta ideia surge naturalmente ao espírito humano, remetendo-o para um equilíbrio e proporção, padrão e regularidade, harmonia e beleza, ordem e perfeição. Estes são alguns dos vocábulos que resumem reacções que temos inerentes às simetrias que abundam na Natureza, nas formas vivas e inanimadas.
    • Podemos encontrar simetrias sob as mais diversas formas e em diferentes locais.
      • Uma figura geométrica plana diz-se simétrica se for possível dividi-la por uma recta, de forma que as duas partes obtidas se possam sobrepor por dobragem. As rectas que levam a esse tipo de divisão chamam-se eixos de simetria da figura.
    • Um perfeito exemplo de simetria encontrada na natureza é o caso da borboleta, a qual apresenta um único eixo de simetria.
  • Podemos encontrar outras formas de assimetria, mas igualmente relacionadas com a matemática. Um das das mais frequentes, sobretudo entre as plantas, mas também presente no reino animal é a espiral, reconhecível no desenho das conchas de caracóis, búzios e afins.
    • É facilmente identificada, no caracol, a forma espiralada exibida pela casca.
 

Sólidos Geométrica
  •  O mundo mineral brinda-nos igualmente com inúmeros exemplos matemáticos, nomeadamente no que se refere a sólidos geométricos.
    • Um dos mais famosos de todo o Mundo é a chamada Calçada dos Gigantes, um vasto aglomerado de colunas de rocha basáltica vulcânica, em forma de prismas de diferentes alturas, na sua maioria hexagonais, mas também pentagonais e ainda polígonos irregulares com 4, 7, 8, 9 e 10 lados, que se erguem junto à costa setentrional do Planalto de Antrim, na Irlanda do Norte.
    • Também a esfera é fácil de encontrar na Natureza.


Fractais















Já há algum tempo que ouvi falar em fractais… e já desde então fiquei fascinada com a sua beleza! E hoje, durante uma aula bastante interessante e com imagens bastante apelativas, revi uma dessas infinitas imagens… um maravilhoso fractal… E eis que eles me voltaram à memória… talvez pela sua beleza ser tão ímpar, e ao mesmo tempo tão repetidamente deliciosa…


Na verdade os fractais são simplesmente formas geométricas que se caracterizam por repetir um determinado padrão com ligeiras e constantes variações…


Os fractais podem ser identificados na natureza, na forma dos bróculos, em árvores, mariscos, e em qualquer estrutura cujas ramificações sejam variações de uma mesma forma básica. Em consequência da auto-similaridade, quando vistas através de uma lente de aumento, as diferentes partes de um fractal mostram-se similares à forma como um todo.

2 comentários: